O Hatha Yoga, cuja tradução é "Yoga Vigoroso", era uma tradição oral que usava o corpo físico como um veículo de autotranscendência. É tido como uma maneira vigorosa e rápida para a realização da nossa natureza essencial, já que sacraliza a matéria em vez de negá-la. 

Na Índia história e mito muitas vezes se misturam. A criação do yoga é atribuída a Shiva, o Deus da transformação. Reza a lenda que um dia Parvati pediu a Shiva que lhe ensinasse essa sabedoria ancestral. Como o Yoga era secreto, Shiva a levou para o fundo do oceano para lhe transmitir a prática. Porém nem só animais marinhos habitavam o oceano: um sábio chamado Matsyendranath fora engolido por um peixe e pode ouvir os ensinamentos de Shiva de sua barriga. Quando Parvati caiu no sono em meio a meditação, Matsyendra se revela a Shiva, se tornando o primeiro ser humano iniciado na senda do yoga. 

Ao longo dos anos, o Hatha Yoga se ramificou em uma enorme quantidade de modalidades - como o Power Yoga, o Ashtanga Vinyasa e o Kundalini Yoga - que, apesar de se diferenciarem na metodologia de ensino, enfatizando um aspecto mais do que outro, são estilos dentro de uma mesma linha filosófica. Portanto não importa o estilo que você pratica, o objetivo de toda prática é o mesmo. O Hatha Yoga vem para ampliar nossa percepção sobre nós mesmos e a realidade que nos circunda, propondo ao praticante um novo olhar sobre seu próprio ser. 

Segundo o professor Hermógenes, o Hatha Yoga trata da “educação psicossomática, (...) tendo por fim o aperfeiçoamento do corpo e da mente e a utilização das imensas potencialidades que dormem no homem e que ele desconhece". Dentre as diversas técnicas destacam-se os ásanaspranayamas, bandhas e mudras.

Através dos ásanas, as posturas psicofísicas, estimulamos as principais glândulas do corpo, equilibrando a produção de hormônios; massageamos os diversos órgãos do aparelho digestório, melhorando o metabolismo e eliminação dos dejetos; alongamos a coluna vertebral, rejuvenecendo-a e criando espaço entre discos e nervos, melhorando a comunicação do cérebro com o resto do corpo; entre outras benesses.

Durante a prática dos ásanas, busca-se manter a mente sempre presente, observando-se os limites do corpo, as ações internas e o fluxo da respiração. Em decorrência disso, a consciência postural se expande. A longa permanência nas posturas aliada à respiração consciente promove transformações profundas no praticante.

Pranayama significa a expansão da energia vital, e sua prática nos leva a adquirir uma maior percepção do corpo sutil (energético). Pranayamas são exercícios respiratórios que, se praticados corretamente, limpam os canais energéticos do corpo, através dos quais flui a energia vital. Ao reestruturarmos o fluxo do prana, a purificação do corpo ocorre plenamente.

Os bandhas são contrações musculares voluntárias que redirecionam e estimulam o fluxo do prana no circuito energético, removendo bloqueios, que geralmente são causa de distúrbios e doenças no corpo. A contração de determinadas glândulas estimula a produção de hormônios e otimiza o funcionamento do corpo. Ao comprimirmos as glândulas adrenais, por exemplo, a produção de cortisol, hormônio relacionado ao estresse, é diminuída. Logo, vemos que a prática regular traz alívio para casos de ansiedade, insônia, pressão alta e motivos semelhantes.

Mudra é traduzido como "atitude" ou "gesto" e sua prática consiste em movimentos físicos e sutis, que alteram o estado, a atitude e a percepção mental, aprofundando a consciência e a concentração, com o objetivo de concetar a força prânica individual com a força cósmica. Pode envolver todo o corpo em uma combinação de asana, pranayama, bandhas e técnicas de visualização ou constituir um simples gesto de mãos.  

Ao praticar Hatha Yoga com disciplina e devoção, o praticante experimentará um contato íntimo com seu corpo, ora através do esforço e do desafio, ora através da quietude e do relaxamento profundo.

 

Leitura recomendada:

- “Hatha Yoga Pradipika” - Yogi Swatmarama

- “Auto-perfeição com Hatha Yoga” - Hermógenes

- “Luz no Yoga” -  B.K.S. Iyengar

Hatha Yoga - Power Yoga - Massagem Ayurvedica - Aconselhamento Nutricional - Shiatsu - Reiki - Terapia Neural - EMF Balancing Technique® - Eneagrama - Drenagem Linfática - Thai Massage - Hot Stones - Banhos de Ofurô - Shirodhara - Tarô Egípcio